- Ano: 2010
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reabilitação de um edifício de uso público dedicado a prática de esportes. As ações exigidas na licitação para a reabilitação do edifício podem ser resumidas em três tipos: funcionais, construtivas e de instalações. A partir da leitura dos parâmetros da intervenção, e com um orçamento muito bem definido, compusemos nossa intervenção: o primeiro passo seria melhorar e renovar as instalações e facilidades de vestiários /serviços e em seguida atualizar o interior do espaço poliesportivo, obra realizada nos anos 60, em uma área deprimida da cidade. A sequência de construção do projeto inicia-se a partir do interior do pavilhão para o exterior, através do desenvolvimento das instalações e núcleos verticais dando acesso finalmente ao recinto.
Assim, em um primeiro contato com a materialização do programa determinou-se como fundamental ter uma visão totalizante da obra desde a entrada, e esta é reforçada pela renovação da quadra multidisciplinar no pavimento inferior, as cercas de proteção dos esportistas é feita com armação metálica e uma espécie de trama de madeira de pinheiros tratada em autoclavados e banheiros de cobre. A diferença de nível da pista em relação a calçada e ao acesso ao complexo é de 3m, esta diferença nos permite colocar sob as arquibancadas, com capacidade para 300 pessoas, as instalações dos vestiários, serviços, sala de máquinas, administração e um depósito de acessórios esportivos. O ginásio, de aproximadamente 1.700 m², é composto por uma estrutura de perfis metálicos que suportam uma cobertura também metálica. Conta também com duas escadarias de acesso as arquibancadas.
1- O edifício, de planta retangular, tem três acessos para a entrada e saída do ginásio poliesportivo, um destes, integrados a praça Harry Walker, tem as características para ingresso dos atletas, o modificamos a fim de integrá-lo ao espaço urbano da praça.
2- Novos serviços adaptados para o público no pavimento térreo ao lado da escadaria principal a fim de alcançar a independência entre o público e o complexo esportivo.
3- A substituição das escadas existentes em conformidade com as normas vigentes: derrubar os dois núcleos de comunicação vertical atuais do ginásio para projetar duas novas escadas que atendam as normas de acessibilidade e CTE, enquanto adequa-se as novas mudanças funcionais do projeto.
4- Proteção de acesso as áreas de vestiários e administração da quadra esportiva: deriva-se do gradil de proteção da quadra existente para construir uma nova partição formada por ripas de madeira verticais para proteger-los de possíveis impactos proveniente das atividades esportivas entre a quadra e os vestiários.
5- Novo armazém abaixo da passarela de acesso: Com os mesmos critérios que a divisória de separação de vestiários, com módulos fixos e corrediços, é executado um fechamento virtual para dispor de um novo armazém diretamente ligado a pista esportiva.
Geração de novos espaços no piso térreo: deixando intacta a distribuição dos vestiários, foi realizada uma redistribuição dos espaços compreendidos na faixa destina a área de vestiários e administração. Isto permitiu a inclusão de banheiros adaptados para usuários do ginásio poliesportivo, uma sala de reuniões, um escritório e uma sala de máquinas. Nova instalação de painéis solares na cobertura.